Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

6 dicas para o consumidor que é vítima de fraude (cartão de crédito clonado)

Mesmo que esteja difícil convencer alguns magistrados acerca do artigo 42 do CDC...

há 9 anos

RESSALVA: Ao final da matéria há orientação para procurar o PROCON em caso de Renitência, ou seja, manutenção do desrespeito das normas; e ao Judiciário. Mas não procure a via Judicial desassistido de um profissional apto. O Judiciário infelizmente não tem contemplado o princípio da vulnerabilidade do consumidor previsto no Código de Defesa do Consumidor e este não vai saber como agir em uma audiência de Instrução quando a defesa for apresentada. Procure um advogado.

6 dicas para o consumidor que vtima de fraude carto de crdito clonado


O consumidor que sofrer uma fraude em seu cartão de crédito tem o direito de pedir o cancelamento de compras feitas indevidamente. Caso a operadora do cartão de crédito clonado se recuse a suspender as compras fraudulentas e o cliente se sinta obrigado a pagar a cobrança, ele possui o direito de reaver todos os valores pagos indevidamente em dobro, nos termos do art. 42, § único do CDC.

Fato é que a clonagem de cartão de crédito, ou qualquer fraude que eventualmente possa ocorrer na utilização da tarjeta magnética, é um risco do negócio das administradoras de crédito. Ora, é evidente que o consumidor deixa muitas vezes de utilizar o dinheiro e outros meios de pagamento, ante a SEGURANÇA e a praticidade que os cartões lhes oferecem. Portanto as administradoras de cartões têm que garantir um ambiente seguro para a utilização de seus serviços, devendo suspender quaisquer cobranças provenientes de fraudes, no momento em que as compras forem contestadas pelos consumidores. Saiba que este direito é garantido ao consumidor independentemente dele ter um seguro contra perda e roubo.

6 DICAS: 1 - Ao verificar na fatura, compras não realizadas, avise imediatamente a sua administradora através do (SAC) Serviço de Atendimento ao Cliente, bem como peça o cancelamento e a substituição do cartão de crédito clonado por um novo, anotando o número de protocolo.

2 - Saiba que por lei após a abertura de um protocolo junto ao SAC, às informações solicitadas pelos consumidores deverão ser imediatamente atendidas e as pendências resolvidas no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis. (art. 17, decreto nº 6.523/2000).

3 - Declare todos os valores que não reconhece, pedindo a imediata suspensão da cobrança, com a emissão de uma nova fatura, sem os valores contestados.

4 - Se, porventura o consumidor somente após pagar a sua fatura percebeu a fraude em seu cartão de crédito, ou ainda, caso a administradora se recuse a suspender as compras contestadas, os valores pagos indevidamente deverão ser devolvidos em dobro.

5 - Se o valor indevido ensejar juros pelo uso do cheque especial, nos casos em que as faturas são pagas no débito automático, a administradoras também será obrigada a devolver esses valores em dobros, diminuindo os prejuízos que eventualmente o cliente venha a suportar.

6 - Caso a compra fraudulenta tenha sido realizada parcelada, além de seguir todos os passos acima, é interessante registrar um Boletim de ocorrência e comunicar os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SCPC, se prevenindo de futuros problemas. Por fim, se você tiver alguns de seus direitos descumpridos pelas administradoras de cartões de crédito, formalize uma reclamação junto ao PROCON de sua cidade, e se mesmo assim não surtir efeito, consulte um advogado de sua confiança e recorra ao Poder Judiciário para ressarcir seus prejuízos materiais e morais.

Fonte: Website: http://figueiredoeferreira.com.br/noticias/cartao-de-credito-clonado/

  • Sobre o autorEspecialista em Direito do Consumidor e Direito Bancário
  • Publicações81
  • Seguidores550
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39116
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/6-dicas-para-o-consumidor-que-e-vitima-de-fraude-cartao-de-credito-clonado/243086269

Informações relacionadas

Luiza Klein Haas, Advogado
Artigoshá 2 anos

Qual a responsabilidade do banco pelo cartão de crédito clonado?

Cacholas & Neves Advogados, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação Indenizatória - Fraude Em Conta Corrente e Cartão de Crédito

Gabriel Do Nascimento Lopes, Advogado
Artigoshá 9 meses

A responsabilidade dos bancos por fraudes com o cartão de crédito

[Modelo] Ação indenizatória em face de banco - clonagem de cartão

Rafaela Magalhães, Advogado
Modelosano passado

Fraude no Cartão de Crédito e indenização pelo dano moral

74 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fui vítima de compras fraudulentas com meu cartão de credito e suas orientações foram muito úteis. Obrigado! continuar lendo

eu sei que fazem pedidos em nomes de terceiros também como é mostrado na imagem acima .
a clonagem ocorre no ato da compra principalmente no estabelecimento comercial por que seus dados ficam gravados na maquininha e também pela internet quando o comprador efetua a compra em qualquer site quando não tem um antivírus de confiança (se é que funciona) a clonagem é somente pelos dados do cartão de crédito , depois disso o hacker efetua a compra (nenhum cliente deveria ser ressarcido o que deveria ocorrer era somente o cancelamento da compra na hora da mesma sem prejudicar a instituição bancária). continuar lendo

Recebi o meu CARTÃO Multibanco PROGRAMADO para
retirar o máximo de $ 5.000 diariamente por um máximo de 30
dias via kevinpoulsenhackers595@gmail.com
Estou muito feliz com isso porque usei para conseguir $ 150.000 e pagar todas as minhas contas.
Entrando em contato com ele agora para uma solução financeira.
E-mail: kevinpoulsenhackers595@gmail.com
Whatsapp: +1 (928) 2727056

ej6t continuar lendo

Sou uma viúva com dois filhos, quero compartilhar meu testemunho sobre como paguei todas as minhas dívidas e possuo um negócio próprio.
Entrei na Internet e me deparei com um testemunho sobre um cartão em branco, decidi experimentá-lo, para minha surpresa, deu certo. eu tenho o cartão, a cada dia eu retiro $ 2.000 e retirei o total de $ 80.000.
sou muito grato e grato aos hackers de william scot que Deus usou para me tirar das dívidas e da pobreza
estou compartilhando isso porque sei que muitos precisam, não duvide, posso garantir o melhor com os hackers de william scot, se estiver interessado, envie um e-mail para williamscothackers@gmail.com
número do whatsapp +13475938976 continuar lendo

THE ONLY REAL RECOVERY EXPERT TOO WORK WITH.!!!

Am here to testify the handwork of A Great Verified Hacker (Mr Morris Gray) Who helped me recover back my lost funds from the hands of scammers who Ripped me off my money and made me helpless, I could not afford to pay my bills after the whole incident, But a friend of mine helped me out by given me the contact info of trusted Recovery Expert, his email: Morris gray 830 @ gmail . com contact him or chat him up on (+1- /607-69) 8-0239 ) and he will help you recover your lost funds If you have been a victim of any binary/ cryptocurrency or online scam, Mobile spy, Mobile Hack contact this Trusted and Verified hacker, He is highly recommendable and was efficient in getting my lost funds back, 11btc of my lost funds was refunded back with his help, He is the Best in Hacking jobs, contact him (MORRIS GRAY 830 AT) GMAIL (DOT) COM.. continuar lendo

Recebi o meu CARTÃO Multibanco PROGRAMADO para
retirar o máximo de $ 5.000 diariamente por um máximo de 30
dias via kevinpoulsenhackers595@gmail.com
Estou muito feliz com isso porque usei para conseguir $ 150.000 e pagar todas as minhas contas.
Entrando em contato com ele agora para uma solução financeira.
E-mail: kevinpoulsenhackers595@gmail.com
Whatsapp: +1 (928) 2727056

srhdgvf continuar lendo