jusbrasil.com.br
22 de Setembro de 2019

Advocacia é Carreira e Trabalho

Do esquecido caráter alimentar das profissões

Amanda Cunha Advogada e Consultora, Advogado
ano passado

O tema a ser abordado já o foi de diversas formas, entretanto até que se mude a mentalidade das pessoas no sentido de ver as profissões sem ideologia, e sim como um trabalho exercido com fins remuneratórios e sustento, teremos que continuar insistindo.

Todo profissional se forma com o intuito de fazer a diferença, de contribuir para alguma mudança positiva no mundo, no entanto para que isso seja possível é indispensável que essa pessoa possua os meios para sustentar a si e sua família, e não é só pagar a comida. Deve-se viver com digninidade, com acesso ao lazer, educação, saúde e direitos correlatos.

Mas o que vemos? Advogados preocupados se vão conseguir pagar suas compras, o colégio dos filhos, o plano de saúde. Profissionais que, após anos de profissão ainda são aviltadas por pessoas que querem ver seus direitos concedidos através daquele que detém o conhecimento e a capacidade legal para atuar, mas SEM PAGAR POR ISSO.

Em nenhuma profissão se exige que o trabalho seja feito para que se pague depois, não se paga a pessoa por um êxito que não é certo, principalmente se tratando de justiça; não se pode esperar que o advogado atue anos sem receber. E se fosse você?

Ponto finalizando, este breve preâmbulo se fez necessário para a apresentação do brilhante artigo/desabafo de nossa classe que quer prestar excelentes serviços, mas também quer, como todo trabalhador, receber por eles.

Boa Leitura!

❓Seu médico só te cobra o valor da cirurgia se ela for bem sucedida?

❓Seu engenheiro só te cobra pela construção da casa após a conclusão da obra e se ficar do jeito que você sempre sonhou?

❌Se a resposta para as duas perguntas acima é não, então pergunto: Porque o advogado só é remunerado quando ganha um processo?!

Honorários somente de êxito são uma verdadeira ameaça para a existência da profissão e foram criados unicamente em virtude da desunião da nossa classe, formando um verdadeiro "quem paga menos".

Nenhum profissional paga para trabalhar, então porque os advogados tem, dia após dia, se submetido a esse papel? Vamos valorizar nosso trabalho e todo tempo gasto com educação e capacitação.

💥A mudança deve partir de nós e da nossa união. Se todo mundo cobrar honorários pró labore, o cliente que quiser/precisar de um advogado VAI TER QUE PAGAR e se não tiver dinheiro para pagar, vai procurar a defensoria, ela existe exatamente para isso.

💢Sonho com o dia que a classe vai ser UNIDA, assim como os médicos são (e não é atoa que são os profissionais autônomos mais valorizados do mercado) pondo um BASTA nessa condição humilhante de trabalho a que nos submetemos hoje.

SONHO com a VALORIZAÇÃO do nosso trabalho, com a cobrança de CONSULTORIA, com a cobrança de HONORÁRIOS PRO LABORE e com o fim das lamentações, porque se você está aí achando tudo muito ruim, mas não está praticando nada disso porque "é difícil cobrar honorários para o cliente", você é mais um causador de todo esse problema.

💭"Como culpar o vento pela desordem feita, se fui eu quem deixei a janela aberta?". Vamos colocar nossa mão na consciência e entender que a mudança tem que partir de cada um de nós!

#advogadoindispensavel #falecomaadv #honorários #advocavia #oab#direito #advogar #lei #processo #law #advogada #advogado

Créditos: Advogado indispensável à Adminstração da Justiça

Publicação original:

https://www.facebook.com/pg/advogadoindispensavel/posts/?ref=notif

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)