Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Contrato com Prazo determinado e FGTS.

No término do contrato a prazo determinado pode ser levantado o FGTS

há 9 anos

Matéria trazida através da coluna DIREITO do TRABALHO - ATRIBUNA. Com. Br


No término do contrato a prazo determinado pode ser levantado o FGTS.

Contrato com Prazo determinado e FGTS


O nosso ordenamento jurídico privilegia as relações de trabalho duradoura sendo a regra o contrato de trabalho por prazo indeterminado, não deixando, entretanto, de regular o contrato a prazo determinado, ou seja, aquele em que se estipula previamente o seu encerramento, uma exceção a regra, bastante limitada pelo direito e que somente pode acontecer em três hipóteses distintas:

1- Os contratos de experiência, que são firmados no início de uma relação empregatícia para que as partes possam avaliar o desempenho, adaptação e mesmo o interesse na manutenção do contrato de trabalho. Este contrato tem limite de prazo de noventa dias e após esse período tem aplicação a regra geral, passando a ser um contrato de trabalho por prazo indeterminado.

2- A segunda exceção a regra diz respeito a contratos a prazo determinado para atividades empresariais de caráter transitório, como o caso de uma empresa de venda de fogos de artifícios para funcionar somente no período das festas juninas.

3- A terceira exceção trata dos contratos a prazo determinado para atender fluxotransitório cuja natureza justifique a predeterminação do prazo. Aqui se enquadram as contratações efetuadas para atender a demanda sazonal decorrente da atividade do comércio no período natalino.

Ao término do contrato faz jus o trabalhador a férias acrescidas de 1/3 proporcional ao período do contrato de trabalho; gratificação natalina proporcional e liberação dos depósitos existentes em sua conta do FGTS.

Assim, a exemplo da rescisão do contrato a prazo indeterminado por dispensa sem justa causa, o trabalhador ao término do contrato a prazo determinado pode movimentar os depósitos do FGTS. A diferença em relação ao trabalhador contratado a prazo indeterminado está na ausência do direito ao aviso prévio e a multa de 40% sobre o saldo do FGTS.


Fonte: http://blogs.atribuna.com.br/direitodotrabalho/2015/07/no-termino-do-contratoaprazo-determinado-po...

  • Sobre o autorEspecialista em Direito do Consumidor e Direito Bancário
  • Publicações81
  • Seguidores550
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2536
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-com-prazo-determinado-e-fgts/215378630

Informações relacionadas

Beatriz Sales, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de comunicação de rescisão indireta

Waldemar Ramos Junior, Advogado
Artigoshá 9 anos

O depósito do FGTS é obrigatório quando o empregado está afastado por motivo de acidente do trabalho ou doença profissional

Gabriel Pacheco, Advogado
Artigoshá 2 anos

[VÍDEO] Término do contrato de Trabalho por prazo determinado

Raul Gil Salvador Ferreira, Advogado
Modeloshá 3 anos

Tabela de Ônus da Prova Trabalhista

Vanessa de Andrade Pinto, Advogado
Artigoshá 6 anos

Quando tenho direito a fazer o saque do FGTS e como fazer isso?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)