Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Funcionário que mentir para a empresa pode ser alvo de demissão e processo indenizatório

há 9 anos

Uma decisão da justiça de Porto Alegre condenou uma empregada doméstica a indenizar em R$ 3.447 sua antiga patroa por danos morais. O motivo se deu pelo fato de a funcionária ter inventado um acidente com seu filho, obtendo com isso adiantamentos salariais e a consequente ausência do trabalho sob a justificativa de estar envolvida nos cuidados com o menor.

De acordo com o advogado Bruno Gallucci, especializado em Direito do Trabalho, caso o empregado altere a verdade dos fatos em uma ação trabalhista estará litigando de má-fé e isso se enquadra para todos os profissionais. “Quem, por ventura, contar algum fato inverídico ocorrido em seu trabalho em busca de obter vantagens indevidas, sejam elas de ordem financeira ou da simples ausência no expediente, está passível de demissão por justa causa e poderá até mesmo gerar um processo indenizatório caso comprovada a má-fé”, explica.

Para Gallucci, em algumas relações de trabalho formam uma proximidade maior entre funcionário e patrão, possibilitando excessos de ambas as partes. “No caso de empregadas domésticas, constrói-se um vinculo de confiança e de certa intimidade. Isso é preciso ser equilibrado para o bem de todos os envolvidos”, argumenta o advogado.

Funcionrio que mentir para a empresa pode ser alvo de demisso e processo indenizatrio

Fonte

  • Sobre o autorEspecialista em Direito do Consumidor e Direito Bancário
  • Publicações81
  • Seguidores550
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2097
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/funcionario-que-mentir-para-a-empresa-pode-ser-alvo-de-demissao-e-processo-indenizatorio/212571339

Informações relacionadas

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região TRT-2: XXXXX-54.2020.5.02.0027 SP

Consultor Jurídico
Notíciashá 5 anos

Ex-empregada que mentiu no processo pagará sucumbência a advogados do empregador

Tamís Letícia, Advogado
Artigoshá 5 anos

Mentir pode dar justa causa

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Carta de Advertência

Petição Inicial - TRT04 - Ação Reclamação Trabalhista - Atord - contra Olfar - Alimento e Energia

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

As relações de trabalho devem ser pautadas pela boa fé dos envolvidos e tal qualidade deve ser observada ainda mais quando se trata do empregado em âmbito doméstico, quando a confiança deve imperar no dia a dia, já que esse profissional desenvolve uma proximidade com a família que a contrata. Sabemos que há abusos por parte do empregador. Mas, por outro lado, temos encontrado em nossa rotina profissional empregados que comentem deslizes, abusando dessa confiança estabelecida. E a Justiça Trabalhista atualmente encontra-se atenta a esse fatos, bem mais que há anos atrás, quando a má fé do empregado não era levada em conta. continuar lendo